Dor nas pernas é uma das queixas mais comuns no consultório. Grande parte dos pacientes procura o cirurgião vascular ou angiologista para essa avaliação, acreditando ter causa circulatória.
Contudo, as dores nas pernas podem ter origem muscular, tendínea, osteoarticular, neurológica, reumatológica e vasculares.
As características da dor, os sintomas associados e o exame clínico norteiam o raciocínio médico na definição da possível causa, podendo ser necessário a realização de exames complementares.
As causas circulatórias que geram dores nas pernas podem ser divididas em venosas e arteriais.
Abaixo estão os padrões mais comuns de dores e suas principais causas:
Sensação de peso ou queimação, sobretudo localizada dos joelhos para baixo, difusa, mais intensa ao final do dia e a noite, em geral é de origem venosa. A causa mais comum nestes casos são as varizes. Outros sintomas que podem estar associados: inchaço, cãibras noturnas e dormência.
Dor súbita, aquela que surge de repente, localizada principalmente nas panturrilhas, com piora progressiva, pode sugerir o diagnóstico de trombose venosa ou erisipela. Quando associado a inchaço, a principal hipótese é trombose. Quando associada à vermelhidão, febre, surgimento de bolhas (ou não), o diagnóstico provável é erisipela.
Dor súbita associada à palidez ou arroxeamento dos pés e à perda da sensibilidade, a principal hipótese a oclusão arterial.
Dores de surgimento súbito, em geral, configuram urgências vasculares e necessitam de rápida avaliação médica para instituir tratamento.
Dor ao caminhar, localizada principalmente na panturrilha, que piora nas subidas ou ao andar mais rápido, necessita parar de caminhar para o alívio da dor, mais comum em tabagistas, é característica das obstruções arteriais ateroscleróticas, causadas pelo acúmulo de “placas de gorduras” dentro dos vasos.
Comentários
Postar um comentário